APOIO AO UTILIZADOR

A Importânciada Biblioteca Escolar no Século XXI

Socorro! Preciso de Estudar!

 

Os testes estão à porta. O tempo parece que voa! Ai! Ai! São tantas as matérias para estudar! Já não sei o que fazer... Pois é. Aqui fica uma receita para um bom estudo. São cinco os ingredientes principais:

 

OPTIMISMO

Acredita que és capaz! Muitas vezes, as dificuldades começam exactamente aqui: pensas apenas nos teus defeitos e esqueces que tens imensas qualidades. Lembra-te do que já conseguiste fazer e aprender. Começa e acaba uma sessão de estudo com uma atitude positiva. Não te esqueças que as coisas só são dificéis quando nós não tentamos fazê-las.

 

ORGANIZAÇÃO

Organizar os dias é essencial. Às vezes, é preciso fazer um horário, onde se possa incluir os momentos de estudo e diversão. Ao estudar gastam-se muitas energias e, por isso, deve-se ter ainda mais cuidado com a alimentação. Um bom descanso é também preciso para que o cérebro possa recuperar do esforço. Pequenas pausas ao longo do trabalho são óptimas para se conseguir um melhor rendimento.

 

BOM AMBIENTE

Em casa, na escola, sozinho ou com amigos, o importante é perceber o que é melhor para cada um. Não há receitas únicas. Óptimo será um local confortável, arejado e bem iluminado, optando-se por uma posição sentada, para evitar os problemas de postura. O material deve estar à mão e organizado, para não se perder muito tempo.

 

RELAXAMENTO

Quando estamos stressados, o exercício físico moderado ajuda a descontrair. Podes pedir ao teu professor de Educação Física que te ensine alguns exercícios de relaxamento, que te ajudem a libertar a mente e aumentar a concentração.

 

CRIATIVIDADE

Muita criatividade é o último ingrediente que hoje te apresentamos. Já pensaste que podes gravar a informação num mp3 e ouvir sempre que quiseres? Ou então, contares à tua família o que aprendeste? E que tal assumires o papel de professor e explicares o tema como se estivesses a dar uma aula? Vale (quase) tudo. O importante é conseguires lembrar-te da matéria.

 

Aproveita estas sugestões e... bom estudo!

 

HORÁRIO

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h25.

 

O que podes fazer na Biblioteca?

Consultar todos os documentos escritos disponíveis (livros, dicionários, enciclopédias, revistas e jornais...) ou outros materiais como CD's e vídeos, para os teus trabalhos;

Ler ou levar para casa para ler os livros de que mais gostas ou necessitas;

Pedir fotocópias das páginas dos livros que precisas;

Utilizar o computador para os teus trabalhos;

Fazer pesquisas na Internet;

Ver vídeos;

Ouvir CD's ou cassetes educativos;

Fazer jogos de interesse pedagógico.

 

Como deves proceder para levar livros para casa?

Exibir o teu cartão de aluno;

Preencher uma requisição;

Conservar os livros em bom estado, não os sujar, riscar ou dobrar as folhas;

Devolver os livros à biblioteca no prazo de uma semana.

 

Como deves estar na Biblioteca?

Atenção: não podes entrar com a tua mochila, mas apenas com um caderno para os teus registos;

Deves falar baixinho, de modo a não incomodares os teus colegas que estão a ler ou a estudar;

Deves deixar os livros que consultaste em cima da mesa, e não os arrumar nas estantes;

No fim, deves deixar limpo o lugar que ocupaste.

 

Como podes usar o material multimédia?

Para usares os computadores, CD-ROM's, vídeos, material áudio e jogos deves pedir antecipadamente às funcionárias de serviço;

Sempre que usares a Internet tens de preencher um impresso indicando as pesquisas que fizeste, e só podes fazê-lo por um período de 30 minutos (a menos que estejas acompanhado do teu professor e este recurso não esteja previamente solicitado por um teu colega);

Também não podes usar os vídeos, o material áudio e os jogos durante muito tempo, para permitires que outros os utilizem;

Ficas responsável por todos os materiais que utilizares, por isso deves usar do máximo cuidado e seguir todas as orientações dadas pelas funcionárias de serviço.

 

 

  

«Pensem no computador não como uma ferramenta, mas como um meio.»

 Brenda Laurel